segunda-feira, 8 de abril de 2013

UM MINUTO DE SILÊNCIO







O Centro de Angra dos Reis silenciou hoje à tarde, durante a passagem do cortejo fúnebre do grandíssimo EDUARDO ELIAS RABHA, patriarca de uma das mais ilustres famílias de Angra dos Reis. Ele era pai, entre outros filhos ilustres, da Prefeita CONCEIÇÃO RABHA e avô do Presidente da Câmara Municipal, Vereador JORGE EDUARDO RABHA.
EDUARDO RABHA era um homem Bom e Justo. Ele só fez o bem, durante os 100 anos bem vividos e profícuos que passou na Terra. Bom esposo, bom pai, bom avô, bom irmão, bom tio, bom amigo. Eu me incluo nessa última categoria, pois me tornei amigo – e também admirador – dele logo que aqui cheguei, há 28 anos. Durante todo esse tempo, nada ouvi falar e nada vi escrito que desabonasse a conduta dessa criatura maravilhosa.
Também fui amigo de JOSÉ ELIAS RABHA, irmão dele, pai do também meu amigo ELIAS JOSÉ RABHA, o FIOTE. ZÉ ELIAS era como um irmão mais velho para mim. Eu sempre o ouvi com muita atenção e muito aprendi com ele. Com EDUARDO RABHA aprendi a dar valor à vida e a mim mesmo. “Você está no caminho certo, não mude, Continue assim”, disse-me ele, certa vez. E eu procurei seguir sempre esse conselho quase paternal.
Lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que CONCEIÇÃO perdeu a primeira eleição para Prefeita que disputou. Chateado com o resultado das urnas (eu e ele achamos que houve fraude), ele profetizou: “Minha filha ainda vai ser Prefeita de Angra dos Reis.” Pena que, em 7 de outubro de 2012, ele não estivesse em plenas condições de saúde para comemorar a retumbante vitória de CONCEIÇÃO, mas eu comemorei por ele. Estávamos, eu e ele, vingados. “Eles” não perderam por esperar.
Meu querido amigo EDUARDO RABHA, você vai deixar saudades. Todos os que tiveram a honra e a felicidade de lhe conhecer vão sentir a sua falta. No entanto, conforta-nos a certeza de que você está em lugar melhor do que nós: à direita do Senhor Jesus, que foi te receber, de braços abertos, na porta do Céu. 









Nenhum comentário: